Atualização de sistema HMI/SCADA

Em time que esta ganhando não se mexe. Será mesmo?

  Um Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados (ou SCADA - Supervisory Control And Data Acquisition) é responsável pela interação dos operadores com o processo, sendo na maioria das vezes um sistema critico que pode levar a grandes perdas em caso de paradas do sistema.

  Muitas plantas operam atualmente utilizando-se de sistemas de supervisão obsoletos que a princípio parecem atender bem a demanda, porém trazem consigo dificuldades e aumento nos custos de manutenção, além de maior vulnerabilidade na segurança do sistema. Os fatos que levam a isso são o uso de hardware descontinuado e de difícil obtenção, uso de sistemas operacionais sem suporte e atualizações de segurança/correção pela Microsoft (Windows Vista, Windows Server 2003 e anteriores), uso de software descontinuado pelo fabricante (sem atualizações e suporte do mesmo), uso de métodos comunicação mais vulneráveis e a dificuldade para encontrar pessoal capacitado a manter o sistema atualmente.

  Podemos encontrar ainda um alto grau de complexidade (ou até impossibilidade) de realizar integração de SCADAs antigos com dispositivos (como PLCs, medidores,etc) ou sistemas de automação  mais recentes. 

Sistemas antigos também tendem a ter uma pior performance, menor disponibilidade, maior fragilidade e instabilidade. 

Sistemas SCADAs obsoletos trazem consigo dificuldades e aumento nos custos de manutenção, além de vulnerabilidades de segurança.
 Portanto nesse caso devemos sim mexer no time que aparenta estar ganhando para que evitemos gastos adicionais quando as dificuldades acima listadas se tornarem um problema.

  A atualização do sistema SCADA trará, além dos benefícios de segurança e melhor manutenibilidade, a possibilidade de usufruir das melhorias e novos recursos trazidos pelos fabricantes nos últimos anos.

  Quando a atualização é feita para uma versão mais recente do mesmo produto, os fabricantes disponibilizam ferramentas que muitas vezes permitem que uma atualização seja feita em até 1 dia de trabalho, reduzindo significativamente os custos com a contratação de serviços.

  Também é possível a migração de um SCADA de um fabricante para outro manualmente ou mesmo a renovação da aplicação para uma nova versão do mesmo software, tendo como vantagem a possibilidade de mudança visual das telas para melhor operabilidade e o uso de funcionalidades novas na aplicação que facilitem as tarefas da operação, obtendo um sistema SCADA totalmente novo.

GE iFIX

  O iFIX se encontra atualmente na versão 5.8 R2, entre as funcionalidades adicionadas em suas versões recentes podemos citar o suporte à criação de telas de alta performances, suporte aos sistemas operacionais Windows 10 e Windows 2012 R2, funcionalidade de tolerância a falhas em SCADAs renovada, melhorias na segurança do iFIX, nova forma de escalonamento de telas de operação para visualização em diferentes resoluções, ferramentas de produtividades para agilizar e facilitar o desenvolvimento da aplicação,  suporte a virtualização através do VMWare ESXi Server, novas bibliotecas de objetos prontos, host para componentes .NET, melhorias de performance do sistema e as novas interfaces de desenvolvimento para melhor experiência do usuário.

  As versões do iFIX 5.0 e anteriores, assim como todas as versões do FIX32, já foram descontinuadas. 

GE Cimplicity

  O Cimplicity se encontra atualmente na versão 9.5, dentre as funcionalidades adicionadas em suas versões recentes podemos citar a visualização de dados OPC pelo CimView, segurança integrada com o domínio, sincronismo de telas alteradas para clientes, replay de animações da tela com dados históricos, suporte aos sistemas operacionais Windows 10 e Windows 2012 R2, melhorias gráficas, mudança na interface do CimEdit para melhor experiência do desenvolvedor, melhorias em objetos gráficos, adição de opções avançadas de alarmes, assinatura eletrônica de alterações de setpoints e alarmes, ferramenta de criação de layouts de telas e navegação, suporte a objetos .NET/WPF, suporte a uma variedade de displays Andon, melhorias de performance do sistema e a adição de driver cliente OPC UA.

  As versões do Cimplicy 8.0 e anteriores já foram descontinuadas. 

  Entre em contato conosco e obtenha auxilio no planejamento e execução da atualização do seu sistema SCADA hoje mesmo, não espere o problema bater a porta.

Atilla Alves

Consultor de Automação

atilla.alves@agsoftautomacao.com.br

Skype: atilla.alves
Tel.:+55 (11) 4326-5662

www.agsoftautomacao.com.br

AGSoft Automação - Barueri / SP

Whatsapp.png