Armazenamento de dados de processo

A importância do uso de banco de dados temporal

   Os equipamentos industriais têm se tornado cada vez mais inteligentes, gerando um volume de informações cada vez maior e mais complexo. O primeiro passo para se conseguir analisar esse grande volume de dados é definir como iremos armazená-lo. Muitas empresas ainda tratam a necessidade de armazenamento de dados industriais através do uso de bancos de dados relacionais, que raramente são considerados a melhor solução devido a muitas razões. Primeiramente devemos observar que os dados do chão de fábrica são, em sua maioria, dados temporais, ou seja, são eventos/leituras ocorridas em uma determinada data e hora que devem ser armazenados em um sistema sem substituir os valores ocorridos em diferentes momentos do tempo. Para esse tipo de dados foram criados os bancos de dados temporais.

   Os bancos de dados temporais possuem características que os tornam mais eficazes no processo de arquivamento de dados de processo e na recuperação desses dados através de consultas. Possibilitando criar consultas que retornam grande volume de informações em tempos reduzidos ao que seria necessário em um banco relacional, tornando possível a realização de analises estatísticas do processo de forma instantânea e melhorando a visibilidade do processo para um gerenciamento mais efetivo.

   Entre os sistemas que trabalham com bancos de dados temporais podemos citar o GE Historian.

Bancos de dados temporais possuem caracteristicas que os tornam eficientes para armazenamento e consulta a dados temporais.

O GE Historian é um sistema de arquivamento e gerenciamento de dados de alta performance criado para coletar, arquivar e consultar informações temporais a uma alta velocidade e de forma eficiente. Ele se encontra atualmente em sua versão 7.0 e dentre as funcionalidades adicionadas em suas versões recentes podemos citar a opção de criação de tipos de dados 

definidos pelo usuário; melhorias nos filtros e funções de consultas; suporte a Windows 2012 R2 e Windows 10; renomear/deletar tags permanentemente; função de redundância de servidor Historian nativa; administrador e cliente Web; pré processamento de dados com expressões Python na coleta; melhorias na interface e funcionalidades do Excel Addin; coletor OPC UA Data Access, coletor de dados Wonderware e melhorias na segurança do sistema.

Entre as funcionalidades que tornam o GE Historian ideal para o armazenamento de dados de diversos processos industriais temos:

 

  • Coleta de dados nativa

Coleta de dados com eficiência é um componente crítico e essencial para aumentar a visibilidade operacional. O GE Historian oferece vários serviços de coleta de dados prontos, de modo que é possível obter dados de diversas fontes diferentes (como OPC, SCADAs, outros servidores Historian/PI, arquivos texto pré-configurados, etc) através de configurações simples. Essa tarefa nos   bancos   de   dados  relacionais normalmente exigiria códigos de programação personalizados para obter dados de cada fonte de dados do chão-de-fábrica.

  • Funções de compressão de dados

As técnicas de compressão de dados disponíveis no GE Historian permitem que dados que tiveram variações abaixo de uma banda morta definida entre a coleta anterior e a nova coleta ou relativa a tendência  linear  que  o valor está

seguindo (subindo ou descendo linearmente) sejam ignorados. A figura abaixo demonstra como funciona essa compressão. Os pontos vermelhos são aqueles dentro da banda morta configurada, portanto são descartados e os pontos verdes são os pontos mantidos por estarem fora da banda morta. Podemos perceber que somente os pontos que realmente interessam serão armazenados, mantendo a originalidade do dado, porem descartando pontos com variações insignificantes para a analise a ser empregada e com isso teremos um consumo significativamente reduzido do espaço em disco necessário para o armazenamento dos dados.

  • Facilidade e eficiência para consulta

GE Historian. Ele possui funções prontas de cálculos como soma, média, valor máximo, valor mínimo e desvio padrão que reduzem o tempo necessário para criação das consultas e relatórios em suas ferramentas clientes. É possível a consulta dos dados um longo intervalo de tempo com curto tempo de resposta se comparado a bancos relacionais, permitindo assim uma análise mais ágil para tomadas de decisão.

   Os  dados  podem  ser capturados com uma velocidade muito alta e ter uma resolução de milésimo  de  segundos no

Entre em contato conosco para obter informações mais detalhadas de bancos de dados temporais e como podemos lhe ajudar.

Renato Genovesi

Consultor de Automação

renato.genovesi@agsoftautomacao.com.br

Skype: renato_genpvesi
Tel.:+55 (11) 4326-5662

www.agsoftautomacao.com.br

AGSoft Automação - Barueri / SP

Whatsapp.png