Prevenindo Problemas em Sistemas de

Automação Industrial

Aplicando a manutenção preventiva e preditiva a computadores e sistemas

  Problemas em servidores, workstation e nos sistemas parecem ocorrer sempre no pior momento possível, não é mesmo? Tarefas simples de manutenção preventiva ou preditiva como por exemplo a checagem de travas de conectores de rede, monitoramento da saúde do disco rígido ou atualização de antivírus podem evitar paradas que gerariam prejuízos incomparáveis ao custo dessa manutenção.

  Garantir a integridade e eficiência dos computadores e softwares da automação é uma tarefa de extrema importância para manter o bom funcionamento dos processos de produção de uma planta e muitas vezes acaba sendo negligenciada.

Tarefas simples de manutenção preventiva podem evitar grandes perdas com paradas inesperadas do sistema.

 Essas tarefas de manutenção incluem o monitoramento de desempenho de componentes do computador como memória, processador, rede, temperaturas, fonte, disco rígido, entre outros.

  Também é necessário o cuidado com a limpeza interna e externa do computador, protege-lo contra umidade excessiva e derramamento de líquidos, não o deixar no chão, proteção contra acesso indevido, etc.

  Lembrando que não devemos considerar como falha somente quando o sistema para completamente, um sistema crítico com um desempenho ruim ou funcionando inadequadamente pode levar a grandes perdas com paradas ou até mesmo a acidentes em casos que o operador necessite de uma rápida resposta para solucionar ocorrências do processo.

  Devemos também tomar os cuidados necessário para nos proteger contra as ameaças virtuais, o Antivírus, AntiSpyware e Firewall são recursos essenciais para essa proteção. No entanto, não basta apenas ter os mesmos instalados, é necessário que eles estejam configurados adequadamente e com as devidas atualizações. É necessário também a aplicação de políticas de segurança rígidas para reduzir as possíveis formas de acesso dessas ameaças.

  É importante também manter atualizados os backups necessários para restaurar o sistema em caso de desastres imprevisíveis, dessa forma será possível reestabelecer o sistema mais rapidamente, evitando perda de tempo procurando drivers, licenças, instalações e arquivos da aplicação.

Conheça os planos de manutenção e suporte que a AGSoft Automação disponibiliza para lhe ajudar nessa importante tarefa de prevenir problemas. Clique aqui

Renato Genovesi

Consultor de Automação

renato.genovesi@agsoftautomacao.com.br

Skype: renato_genpvesi
Tel.:+55 (11) 4326-5662

www.agsoftautomacao.com.br

AGSoft Automação - Barueri / SP

Whatsapp.png